Total de Visualizações de Página

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - Perspectiva 2011: ao som de Raul Seixas

Quando começou o ano, em janeiro de 2010, um das coisas que projetei foi que eu tivesse saúde e serenidade para que eu conseguisse fazer a minha parte nos diversos desafios que eu me defrontaria no decorrer do ano que se pronunciava. Pedi a Deus que me acompanhasse nas partes que não dependessem de mim ou nas partes nas quais eu não soubesse o que fazer.
O ano foi longo ao mesmo tempo em que foi rápido. Muitas coisas aconteceram. Acontecimentos que repercurtiram, outros que 'sacudiram'.  Tive momentos nebulosos e obscuros e, por diversas vezes, orei para que as energias ruins se dissipassem logo, e que eu me saísse ileso, mas ao mesmo tempo com o sentimento de que cada lição tivesse sido aprendida. Tais lições, às vezes, demoraram a ser compreendidas, mas acredito que, no final, foram, em boa parte, assimiladas.
Para 2011, não pedirei riquezas, tampouco felicidades baratas. Consciente das dificuldades inerentes ao dia-a-dia, mas também das minhas forças e aspirações,  pretendo continuar seguindo em frente... seguindo em frente com muita alegria e fé. A mesma alegria e fé da música "Tente Outra Vez", de Raul Seixas:
"... tenha fé em Deus, tenha fé na vida..." 

domingo, 26 de dezembro de 2010

Mudanças Internas

                                  
O "Blog do Fer Mynarski", levando em considerações os novos
recuros já existentes em termos de páginas pessoais, passará por uma série de
transformações durante o mês de Janeiro de 2011, buscando adequar seu
layout/deisgn à uma disposição mais moderna e arrojada.
          Não obstante, serão oferecidas possibilidades maiores
          de interação entre seus visitantes e entre eles e o      blogueiro Fer. Tudo isso
mediante
          'cases', 'quiz', enquetes, sugestões, espécies de       ouvidoria etc.
                    De cara nova, nos encontraremos em 2011 com, digamos assim, um 'new look'.

                    Mas, antes disso, terá, ainda este ano, o costumeiro 'post' sobre a
                    retrospectiva de 2010.



                                                                                                                        Abraços cordiais

Torpedo que circulou em Porto Alegre neste natal



"Nessa data todo mundo se lembra dos presentes do Papai Noel, mas esquecem dos viadinhos que puxam o trenó. Mas eu não esqueci de você, Feliz Natal"

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Então é natal...


Eu, Fernando, venho, em nome do "Blog do Fer Mynarski", desejar a todos os visitantes um feliz natal 2010!!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Eu só quero chocolate, só quero chocolate..."


Uma homenagem a uma pessoa que "se entusiasmou" com uma novidade da minha vida profissional e me presenteou com uma caixa de bombons. Estavam ótimos! Bonito gesto.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Tirando Onda com o Boletim das Ondas

















Confesso ultimamente ter acompanhado as condições do mar do litoral gaúcho para a prática do surfe. Tenho usado dois sites para tanto:
* ricosurf.com.br
* camerasurf.com.br
Ao longo desses dias pude afirmar: o mar definitivamente não está para peixe, ops, não está para o surfe.
A espera continua.
- Swell, cadê você?!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pizza ou pipoca




Duas coisas andam juntas quando se fala em comer assistindo a um filme na televisão. Entretanto são, via de regra, mutuamente excludentes. Pipoca (salgada e com queijo, de preferência) e pizza (esta, sim, de qualquer tipo, desde que salgada, por favor). Opto geralmente por pipoca se for em um fim de semana à tarde, e quase sempre por pizza se for à noite. Hummmm... coisas boas... dão água na boca só de pensar.


Agora, para beber, não me venham com cerveja ou vinho, sou mais do bom e velho refrigerante de Guaraná. E da Kuat, tá?


Depois de tudo isso, vamos lá que é 21:00h, horário da janta. Até mais.

domingo, 28 de novembro de 2010

Cegueira



Decidi caminhar no Parcão quarta-feira às 19h com meus óculos escuros de grau. Com o decorrer do tempo, lá pelas 20h, resolvi tirá-los principalmente por causa da escuridão. ''Daí eu vi que eu não vejo mais nada'' sem meus óculos. Que tristeza! A mim só me resta criar coragem para futuramente operá-los. Ou, obviamente, continuar usando meus óculos.

Três dias depois, sábado, comentei tal situação com um primo meu às vesperas de um futebol. Aí fiquei sabendo de uma doença ocular chamada ''moscas volantes'', que é por sinal algo que ele tem. Essa caracteriza-se por pequenos e numerosos pontos pretos que ficam tapando nossa visão e que infelizmente não tem cura.
Eu hein... que pensava já saber das principais disfunções oculares!

domingo, 7 de novembro de 2010

Tropa de Elite 2


Frase do Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite 2: "O homem que sabe lutar encontra a paz dentro de si"

sábado, 30 de outubro de 2010

2010 -> Tubarão -> 1994


Após bater um papo ainda hoje com um conhecido sobre Aruba, San Martin e Cancun, locais conhecidos para a prática de mergulho, cheguei em casa e me deparei com um video (link abaixo) que estava circulando na internet sobre uma espécie de dança humana com tubarões no fundo do mar. Imperdível!
Isso me remeteu a 1994, quando, no auge das notícias de ataques de tubarões na praia de Boa Viagem, no Recife, foi-me dada uma aula (por especialistas) na qual me garantiram que tais acidentes eram raridades. Na época, confesso ter ficado com um pouco de pé atrás.
http://www.youtube.com/watch?v=WK2LpUoqX6A&feature=player_embedded#!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Terça-feira, 26 de Outubro de 2010

Hoje aconteceu um fato inusitado. Depois de acordar cedo para tomar banho, me despindo vi que meu braço esquerdo estava cheio de pontinhos vermelhos. "O que será isso? Nunca me deu esse tipo de alergia!"
Momentos depois, após ter ido à dermatologista, a explicação. Estava tomando erroneamente muita aspirina nos últimos dias. O sangue acabou por afinar e, com a musculação do dia anterior, acabou vasando para fora dos microvasos.
Menos mal :)

domingo, 24 de outubro de 2010

7 findis, 7 casamentos


Em termos festivos, por assim dizer, neste final de ano não estou podendo me queixar. Isto porque estão marcados 7 casamentos, um atrás do outro, sem nenhum tipo de colisão. O primeiro já começou ontem, em alto estilo. E tudo vai culminar no maior de todos, a mega festa do Jopa.

domingo, 10 de outubro de 2010

Vossa Excelência


Tive, como poucos, o privilégio de acompanhar a jornada de sucesso profissional de uma grande garota para a qual eu dedico esse 'post'. Desde a frase EU QUERO SER JUÍZA culminando posteriormente com a cerimônia de posse dos novos magistrados do Rio Grande do Sul da turma de 2010.

O caminho foi árduo. Não foram poucas as pessoas que disseram que seria impossível, que só passava quem tivesse 'cartas marcadas', etc. Inclusive ela mesma reconhece isso, quando revelou logo no início que teríam, como de fato teve, algumas pessoas que diríam que não seria para ela. "Se eu não acreditar em mim, quem vai acreditar?" E lá ia ela: Casa, Damásio, Sabrina, TJ, etc. Variando para lá e para cá os lugares de estudo. Sempre mega motivada e com um brilho no olhar.

Nunca vou me esquecer que, ao longo das 4 fases do concurso dela, que se estenderam por quase um ano inteiro, por diversas vezes, ela parou totalmente seus estudos POR INICIATIVA PRÓPRIA para ajudar nos meus, num ato que não existem palavras para agradecer a grandeza do feito, ainda mais levando-se em conta a relevância do processo pelo qual ela passava.

E, por incrível que pareça, praticamente nem brigávamos nas horas mais cansativas. Tínhamos um trato: Uma semana antes da prova um poupava o outro e resolvíamos as desavenças depois.

Ainda assim, algumas pessoas insistem em dizer que sou um pouco orgulhoso. Sabe de uma coisa? SOU MESMO, também, com uma namorada dessas quem não seria?

sábado, 2 de outubro de 2010

O casamento do meu melhor amigo


Lá se foram mais de três anos de namoro. Ela chegou de mansinho. Quase imperceptível não fosse um fato: de ser até então a namorada do meu irmão. A C.R. acabou por se revelar, ao longo desse tempo, uma pessoa "discreta", alguém que procura fazer suas coisas sem interferir nas coisas dos outros. Não tenta criar imagem, tampouco tenta passar aos outros aquilo que ela não é. Em outras palavras, ela é o que é, tão somente. Sorte do meu irmão.
Assim, está-se chegando ao fim um ciclo para começar um outro. Vida nova. Fazendo com que se renovem as energias para um novo desafio, o desafio de se levar a vida junto a pessoa que se ama. E cuidar dessa nova companheira sobretudo.
Eu costumo brincar com o J.P.M.S, fui o primeiro a fazer uma viagem maior, o primeiro a entrar e sair do colégio, o primeiro a tirar carteira de motorista, o primeiro a entrar na faculdade, etc. Muito pela minha idade, é claro: sou mais velho que ele. Mas quem vai ser o primeiro a casar agora é ele. Então, quem vai aprender com os erros e acertos do outro AGORA SOU EU
Felicidades a vocês!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A História de um Casal em Buenos Aires

Ele estava estressado do ritmo alucinante da correria da vida moderna.





Pegou sua namorada e partiram no primeiro avião com destino à felicidade.



Enfim, depois de uma longa viagem, chegaram à cidade mais romântica da América Latina.


E, como de praxe, ele, num ato de cavalheirismo, a convidou para dançar um tango.




Depois disso, tudo ficou mais leve.





E, no final, após tanto romantismo, eles não aguentaram e se perderam um pelo outro.










domingo, 29 de agosto de 2010

'Instantes'

Este Post não é uma notícia. Tampouco informações sobre mim. Trata-se simplesmente de um poema que tive a oportunidade de conhecer num jantar há uns 3 fins de semana atrás, onde foi objeto de atenção por ter sido distribuído a todos os participantes sob forma de folheto. Agora compartilho com vocês:

INSTANTES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser perfeito; relaxaria mais.
Seria mais tolo do que tenho sido; na verdade,
bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilhas,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente
cada minuto de sua vida; claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabes, disso é feita a vida, só de momentos,
não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas;
se eu voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço
no começo da primavera, e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres
e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vida pela frente.
Mas vejam, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo...

JORGE LUIZ BORGES , 1986, SUÍÇA.

domingo, 22 de agosto de 2010

Abu Dá Bi


E não poderia ser outro o assunto dessa semana senão o título de Bi-Campeão da Taça Libertadores da América pelo Sport Club Internacional. Afinal, nada mais merecido, não é?

E, dentre as tantas coisas que aconteceram, desde apreensões com o placar adverso no 1° tempo, descrições de gols, emoções, finalizando com a tão esperada comemoração na Goethe, destaco aqui os meus parceiros de Beira Rio. Aos JGMM, GMM e prima, meus agradecimentos.

Em especial ao JGMM, que foi meu colega de 1° grau do colégio. Até porque na época sofríamos bastante com piadinhas, em especial de um tal MRC.

Tempo vai, tempo vem, e aqui estamos de novo, agora num outro patamar. Patamar de Bi da América! Segura essa gremistada!


sábado, 14 de agosto de 2010

Acessos anônimos?


Ao longo desses meses dos quais eu tenho postado mensagens no BLOG DO FER MYNARSKI tenho tido algumas surpresas. Surpresas boas, é bom dizer. Não é incomum nem raro parentes, amigos e até mesmo conhecidos e pessoas distantes dizerem que eventualmente acessam meu Blog. Uma conversa ao telefone, uma bate-papo no msn, um churras, ... Pimba: -Fernando, acessei teu Blog! - Fernando, gostei de tal Post! - Fernando, isso, Fernando aquilo...

Assim sendo, em primeiro lugar, fico feliz com as visitas, sejam cada vez mais benvindos! Se não direta, indiretamente terão notícias minhas. Em segundo lugar, acredito que é preciso dizer também, principalmente para os frequentadores, que o Blog do Fer Mynarski tem atualizações na base de uma vez por semana, sem dia certo. Assim fica mais fácil acompanhar. Até o próximo Post!


domingo, 25 de julho de 2010

Notícias do Polvo Paul

Depois de dias de desaparecimento, a incógnita: aonde anda o Polvo Paul, que acertou o resultado de todos os mata-matas da Copa do Mundo de 2010? Os espanhóis, até onde sei, queriam transferi-lo de Berlim para Madri depois do título. Mas os próprios madrilenhos atestam: ele não está lá.
Além disso, os gozadores andam dizendo por aí que está mais fácil achar 'Wally' no meio da multidão do que o próprio Paul. Vê se pode?
Bem, boatos a parte, horas atrás e coincidentemente às vésperas da semi-final da Libertadores, o animal foi encontrado, pasmem, num aquário brasileiro! Um cinegrafista amador bateu uma foto onde não há qualquer sombra de dúvida, é ele mesmo. E você saberá porquê. Veja-o com seus próprios olhos.
























Não é que é mesmo ele?!!

52km



Fechei a semana com 52km corridos. Sei que não é muito para atletas natos, mas, enfim... é o que pude fazer. Além do mais é o meu recorde.

domingo, 18 de julho de 2010

Operação Portuga




Outro dia tomei um café com um conhecido que me disse estar desmotivado profissionalmente. É certo que não levantava da cama com aquela disposição. Talvez sono, talvez depressão, talvez desmotivação mesmo. Às vezes nos deparamos com situações de necessidade de falarmos palavras de compaixão. O que não é fácil. Por outro lado, nas diversas vezes em que nos abrimos com alguém, acabamos não ouvindo aquilo que queríamos ouvir. Mesmo assim, com a idéia então de motivar, falei:
- Por que não procuras um PROJETO para que tu te sintas envolvido?

...

E nada para coroar esse sentimento de ESTAR ENVOLVIDO EM UM PROJETO do que sugerir o livro "2:43:50 Operação Portuga: Cinco Homens e um Recorde a Ser Batido" de Sérgio Xavier Filho, jornalista portoalegrense.
Nesta obra, Lelo, Guto e Tomás, personagens do livro, buscam bater a marca da Maratona de Berlim de 2006 de Amilcar Lopes Jr., o Portuga. Não entrando em detalhes a respeito sobre a controvérsia em ter como fator motivacional o aspecto competitivo, o livro em si, com suas 173 pgs., mostrou-se por demais envolvente. E não exite no mundo melhores projetos do que os projetos desafiadores. Aqueles em que tu não tens certeza do resultado final.
1) Afinal, será que algum dos três desafiantes tiveram êxito em seus projetos?
2) E vocês? Entrariam de cabeça para tentar chegar lá?
Meus caros leitores, numa situação destas, depois de tudo o que foi escrito, se um dos desafiantes fosse eu mesmo, responderia numa pisacadela de olhos à segunda pergunta:
The answer, my friend, is blowing in the wind...




terça-feira, 13 de julho de 2010

Aos amantes por futebol

Que Nostradamus se cuide! Eu previ! Antes mesmo de ele ser eleito o melhor do Mundial já dizia: Diego Forlán é "o cara".

O Uruguai, com um time simples, porém eficiente, chegou tão longe nesta Copa (4° lugar) muito por causa desse aí da foto. CARREGOU O TIME NAS COSTAS.

Quase todas as jogadas perigosas passaram pelo pé de Forlán. Futebol técnico e grande preparo físico aliaram-se a um psicológico fantástico. Palmas ao novo astro do cenário futebolístico mundial. Uma verdadeira benção aos amantes do verdadeiro futebol.

domingo, 11 de julho de 2010

Velejo até a Barra do Ribeiro



10.07.2010


12:40h

(Telefone celular)

H: Oi, Fernando, tudo bem?

F: Oi, H!! Tudo bem! O que que manda?

H: Pois é, tou te ligando, pois não sei se vai dar para velejarmos. O tempo não está tão bom assim.

F: Pena! Já estou chegando no clube, me encontro na Vila Assunção. O que aconteceu?

H: Como te disse, o tempo! Mas façamos o seguinte, em 20min nos encontramos no barco, ok?

F:Ok! Abraço

H: Outro.


Resultado após encontro: Bela velejada!



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dica de programa de tv


Eis um documentário bem interessante sobre o incidente ocorrido no Golfo do México sobre uma plataforma de petróleo que explodiu .


Chama-se 'Anjos do Mar: Golfo do México em Chamas'.

Datas de apresentação no National Geographic:

02/07 - 21:00h

03/07 - 4:00h


Uma hora de duração.

sábado, 26 de junho de 2010

Se o vazamento de óleo continuar em 18 meses TODO O OCEANO pode ser contaminado

A situação na Flórida é muito pior do que a mídia está relatando, aliás quase não se fala mais do pior desastre ambiental do planeta, essa tragédia pode resultar em mudanças geológicas, já se cogita a idéia de uma possível evacuação em massa na Florida, já que o petróleo contém substâncias tóxicas que contaminam tudo ao redor. Mas o problema não fica só na Florida ( o que já é triste e desastroso), mas as estimativas são de que se o vazamento continuar em 18 meses TODO O OCEANO pode estar contaminado. Infelizmente não podemos fazer nada mais do que espalhar essa notícia e nos preparar.

Ravena


Segue abaixo as informações retiradas do endereço:

http://www.rense.com/general91/oilor.htm
Crédito Estação Fraterna

Foi estimado, por peritos, que a pressão a qual o petróleo é jogado nas águas do Golfo é entre 20.000 e 70.000 PSI (libras por polegada). Impossível de ser contido.

O que os cientistas americanos são proibidos de dizer ao público sobre o Golfo.
O que você vai ler aqui, é o que os cientistas nos USA não podem falar, com um grande medo da administração Obama.

Eles estão sob ameaça de severa repercursão ao máximo... Cientistas confirmando essas descobertas não podem ser mencionados dado ao que está escrito acima, mas o que eles acreditam, eles querem que todos saibam.

Pegue um mapa dos USA, abra e messa no mínimo 80,5 km a partir da destruição em volta do Golfo do México com o que você vai ler abaixo.
A carnificina dos USA é tão assombrosa que tirará o seu folego.

Se os cientistas estiverem certos no que eles estão tentando alertar... toda a Flórida será completamente destruída junto com todos e tudo.

Você decide!! Todos tem o direito de ler o que recém escrevi nesse artigo, tanto quanto lerem o que foi escrito abaixo pelos cientistas que a administração de Obama e BP estão tentando calar.

Por favor compartilhem com o maior número de pessoas que você conseguir.

Dr. James P. Wickstrom

RESUMO DOS ACONTECIMENTOS

A estimada super alta pressão liberando o petróleo embaixo da crosta terrestre está entre 80.000 e 100.000 barris por dia.

O fluxo de petróleo e gases tóxicos está trazendo junto areia e cascalho o que causa o fluxo a criar um efeito de jato de areia no que resta da cabeça do poço que atualmente de alguma forma restringe o fluxo, como também o buraco da perfuração.

Como a cabeça do poço se torna cada vez mais desgastada a passagem aumenta permitindo um fluxo ainda maior de petróleo. Mesmo que algum aparelho fosse colocado sobre a cabeça do poço existente, isso não tamparia e pararia o fluxo, porque o que ainda sobrou da cabeçado poço não conteria a pressão do fluxo.

A espessura original da cabeça do poço é de 5 cm. E agora deve estar menor que 2,5 cm e ficando a cada momento mais fina. O petróleo agora alcançou a corrente do Golfo e está entrando na corrente Oceânica, que é pelo menos quatro vezes mais forte do que a do Golfo, a qual o carregará ao mundo todo em mais ou menos 18 meses.

O petróleo junto com os gases, incluindo a benzina e muitos outros tóxicos, esgotarão o oxigênio da água. Isso matará toda a vida marinha. Junto com o petróleo nas praias, haverá muito peixe morto e etc... que deverão ser jogados fora.

UM RESUMO DAS EXPECTATIVAS

Em algum momento o buraco da perfuração ficará muito grande, aumentando seu tamanho abaixo da cabeça do poço, deixando a área muito fraca onde poço está. A intensa então empurrará a cabeça do poço fora, permitindo um fluxo sem restrição de petróleo e etc...

O buraco continuará a aumentar de tamanho permitindo mais e mais petróleo fluir para o Golfo. Depois de muitos bilhões de barris de petróleo já terem sido derramados, a pressão da cavidade enorme a 8 km abaixo do solo do oceano começará a normalizar.

Isso então permitirá que a água, sob forte pressão a 1,6 km de profundidade, seja forçada para dentro da cavidade onde o petróleo estava. A temperatura a essa profundidade está perto de 200 graus centígrados, possivelmente mais.

A água evaporará, criando uma enorme quantidade de força , levantando o solo do Golfo. É difícil saber quanto de água entrará na crosta, também não é possível calcular o quanto o solo levantará.

As ondas do tsunami criado serão alguma coisa em torno 6 a 24 de altura, possivelmente maiores. Então o solo caírá dentro da cavidade vazia. É assim que a natureza fechará o buraco.

Dependendo da altura do tsunami, o cascalho do oceano, petróleo e estruturas existentes serão arrastadas pelas praias entrando terra a dentro, deixando uma área de 80,5 a 322 km desprovida de vida. Mesmo que os escombros sejam retirados, a contaminação do solo e da água impossibitará a re-população por um período desconhecido de anos.

(final da informação liberada pelos cientistas). De Tom Buyea Flórida News Service
(End of scientists information release.) From Tom Buyea FL News Service

Nesse vídeo o piloto mostra a situação da costa da Louisiana. É devastadora a situação. As praias de areia branca agora estão marrom claro. Praticamente não há nada sendo feito para prevenir a entrada do óleo até Saint Louis. O piloto, que é da região, se impressiona quando vê a grandiosidade do desastre e comenta que esse é só o começo. Se um leigo tem condições de ver isso, como não acreditar no aviso dos cientistas!

sábado, 19 de junho de 2010

Sr. Barriga

Celulite, estrias, calvice, cabelo branco... É... a idade vem chegando e um dia a gente percebe que não somos como éramos antes. Tenho de reconhecer, eu também estou envelhecendo. Sinal dos tempos? Que assim seja então! Agora, gente, a minha "barriguinha"... Ah, essa já está ficando demais. Haja cooper, haja abdominal, 5x por semana... Tá bom... Reconheço: não vou perdê-la assim tão fácil.
O bom da história é que sempre existe alguém que acha homem barrigudo, homem charmoso. É o que me resta de consolo.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mês de Junho



Entramos enfim num dos meses mais frios do Hemisfério Sul. Frio?? Opa, nem tão frio assim! Além da Copa do Mundo (que coincidentemente é no Hemisfério Sul também), temos o dia dos namorados, que vão servir para esquentar nossos corações.

domingo, 9 de maio de 2010

Blog x Privacidade

O Bloguista sempre se depara com a mesma preocupação com seu novo 'post': Até onde vai a exposição de suas idéias?
Esta pergunta, ainda que incomode alguns, a mim incomoda cada vez menos. Afinal, muitas vezes nos preocupamos com coisas, digamos, difíceis de acontecer. Ao que um simples homem como eu estaria sujeito por expor idéias do jeito que as exponho aqui no Blog do Fer Mynarski?
Vergonha? Isso não sinto. E nem deveria! Timidez? Bom... agora sim talvez sinta um pouco hehe. Mas as palavras, confesso, me dão alívio, me ajudam a organizar as idéias e, talvez, muito por causa disso, fazem com que continue escrevendo com o coração.
Sou praticamente um rato de blogs. Blog, para mim, é um lugar onde se escreve mais por escrever do que para fins diversos. Pelo menos assim os são os que acompanho. E isso me seduz.
Não sou de falar o que deve ser dito aqui. Em vez disso costumo sugerir. É apenas um estilo. Cada um com o seu.
Permito-me aqui aproveitar a brexa para indicar um blog de um colega meu (http://danieltpblog.blogspot.com/). Lá você também encontra assuntos direcionados, como, dentre outras coisas, a problemática social, religião, personalidade humana, política etc. É um blog que acompanho muito. Super maduro, por sinal.
Às vezes converso com seu próprio autor e, embora nunca tenha comentado com ele, acho inevitável essa "exposição" de que todos de fato falam. Tanto no blog dele, como no meu e, acredito, como no de qualquer um. Afinal, de tanto ler, a gente acaba "captando" jeitos próprios do autor. É, ou não é verdade?
Mas é gostoso escrever. Supera qualquer risco de exposição (desde que não seja grande, é claro). É, em outras palavras, por demais compensador!

Islândia





Fotos impressionantes desse minúsculo país europeu precursor de um dos maiores "backs" de companhias aéreas dos últimos tempos. Devido às cinzas de um vulcão que entrou em erupção milhares de vôos tiveram de ser cancelados.

domingo, 25 de abril de 2010

Lope de Vega


E essa vai aos que acreditam na força das palavras.

Uma frase que estava em uma revista lá em casa e que não dava tanta atenção. Talvez esteja aí a explicação de que quem não chora, não mama!

Aí vai:

''Não há na Terra palavras tão convincentes, nem oradores de tamanha eloquência, como as lágrimas''

Salve Lope de Vega, exímio escritor espanhol (1562-1635)

terça-feira, 20 de abril de 2010

P.A.Z.


PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ

paz familiar

paz entre as torcidas

paz nas ruas

paz no mundo

paz com a devastação da natureza

paz genericamente

e, por que não, paz de espírito!!! :)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Correr à noite

Sim, há vida noturna em Porto Alegre às 19:30h. Para aqueles que acham que é sempre o horário de chegar em casa, ver os email, comer algo e esperar pelo noticiário, lhes digo: Experimente correr nas ruas. Ainda é relativamente seguro. Ainda mais correndo em grupo.
No decorrer do trajeto são vistas diversos tipos de cenas, tais como, donas de casa com cachorros das mais diversas raças, executivos aborrecidos saindo do trabalho, decréscimo do movimento de carros nas ruas, bares cheios com cheiro de comida, outros grupos correndo, afora os conhecidos que acabam por esbarrar na gente.

É vida, ar livre, paz! Sobretudo sair da rotina. Além, é claro, de estar-se fazendo esporte.
Chegando à academia nada mais recompensador que tomar um gatorade com os colegas.

Mais tarde, chegando em casa, até o noticiário depois fica mais interessante!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Tudo Azul no Rio Grande do Sul


Como é bom acordar cedo e abrir a janela se deparando com o céu azul! Não podemos nos esquecer que em invernos gaúchos não é incomum ficarmos15, 20 dias sem vermos o sol, com muitos dias nublado. Admiro aqueles que levantam todos os dias para ver o sol nascer. Prática mais comum na praia, no campo. Isto está longe de ser antiquadro. Faz bem! Ao meu ver não precisa de muita inspiração ou sensibilidade, é só olhar incrédulo, acredite!

Há os quem dizem que Deus ajuda quem cedo madruga. Alguma coincidência??



sábado, 10 de abril de 2010

Manias





Texto principalmente dedicado aos jovens usuários de maconha.




Esquizofrenia: A Mente Humana Com Desequilíbrio Químico.
23, junho, 2009




"Tentativas de assassinato, conspirações mirabolantes, histórias mais alucinantes dignas de filmes de Hollywood, de repente tomam conta da mente humana. Sem saber diferenciar o que é real e o que é delírio, no auge do desespero muitos cometem suicídio. Cenas como essas são típicas de pessoas que estão passando por uma crise de esquizofrenia, doença mental incurável que afeta o raciocínio e as emoções.
De acordo com especialistas a esquizofrenia é uma doença genética, passada de pai para filho, mas que também ninguém está livre de desenvolvê-la. Já que o surto psicótico é o aumento de uma substancia do cérebro chamada dopamina, quando em excesso causa uma série de sintomas que o individuo deve ser medicado. A esquizofrenia acontece principalmente entre 17 e 30 anos de idade. De acordo com o Ministério da Saúde 1,5 milhão de pessoas sofrem de esquizofrenia no Brasil.
Os episódios ou surtos da esquizofrenia só acontecem se tiver um fator desencadeante, associados ao estresse muito grande, desidratação, infecções, uso de substâncias químicas que geram estresse dentro do cérebro como a maconha, cocaína e até remédios para emagrecimento.
O indivíduo passa a ter sintomas, delírios e alucinações. O esquizofrênico tem percepções que estão fora do normal, vê coisas que não existem, ouve coisas que não estão acontecendo, vozes do além, paranóia de estar sendo perseguido, como também desorganização do pensamento. Além disso, passa a ter um retraimento social, evitam contatos com os amigos, familiares, não tendo interesse para trabalhar, estudar.
Sem tratamento, sem o amparo da família, uma vítima da esquizofrenia pode viver como mendigo, perambulando pelas ruas, gritando e gesticulando.
Não existe cura para a doença, mas existe controle. Uma pessoa portadora da doença fazendo acompanhamento médico apropriado poderá ter uma vida normal, voltar a trabalhar, estudar, ter uma vida social que nem como tinha antes da doença ter se manifestado. O tratamento inclui uma combinação de medicamentos chamados antipsicóticos, psicológicos e sociais.
Por a esquizofrenia ser uma doença que não tem cura é muito importante não interromper o tratamento até mesmo depois dos sintomas terem desaparecidos, porque existe uma probabilidade alta dos surtos voltarem, entrar em crise enquanto o paciente está sem medicamento e cada episódio pode ser pior."

terça-feira, 6 de abril de 2010

Factum Avaliações



"A Factum Avaliações é uma empresa voltada para o novo milênio. Seus projetos de consultoria empresarial voltada para a área patrimonial superam a expectativa dos clientes encantando-os e transformando-os em parceiros de negócios. Seu CEO, Dr. João Paulo Silveira, está conduzindo seus negócios com estratégias acuradas que primam pelo foco na diferenciação. E é com louvor que também exalto o trabalho de toda a equipe que, agregando valor, geram diversos tipos de soluções a empresas.

O perfil de João Paulo é surpreendente. Jovem engenheiro, com apenas 29 anos, destaca-se como um verdadeiro empreendedor. Seu currículo é recheado de experiências em vários países da América Latina.

Quem tiver mais interesse em conhecer Factum eis seu site: http://www.factumbrasil.com.br/"

sexta-feira, 26 de março de 2010

Porto Alegre 238

E hoje a capital dos gaúchos completa 238 anos de história. E nessas horas não há como deixar de lembrar das canções de Kleiton e Kledir. Eles sim são uns dos tantos que ajudaram a construir a imagem de Porto Alegre e de seu povo através da música. Afinal quem não se lembra de "...há muito tempo que ando nas ruas de um porto não muito alegre, mas que no entanto, me traz encanto...".
E justamente hoje, em reportagem da Zero Hora, ficou constatado que das maiores metrópoles do Brasil (Sampa, Rio, Recife, Salvador Belô e Poa) é justamente Porto Alegre que está com a MENOR taxa de desemprego.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Pato Abbondanzieri


Esses uruguaios vão ver o que é bom para tosse hoje. A Academia do Povo, regida por este aí da foto, ao que tudo indica, irá passar feito um rolo compressor por cima desse "Cerro". Previsões dizem que Pato Abbondanzieri será o novo Chuck Norris do esquadrão vermelho. Aguardem.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Elas merecem. Afinal, sem elas o mundo não teria a mesma cor. Foi-se a época machista. E diga-se de passagem: graças a D.! No ambiente de trabalho, por exemplo, conquistaram seu espaço com algumas habilidades muito mais próprias "delas" do que "deles". Coisas como essas fizeram uma verdadeira revolução no ambiente profissional. Novos pensamentos, novas tendências. Novas realidades.
Parabéns!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Transtorno Bipolar de Humor



Em meados da década de noventa tornou-se febre no Brasil o termo Bipolaridade. De modo que quando alguma pessoa demonstrava um comportamento mais estranho era diagnosticada como tendo esse tipo de depressão. Estima-se que em torno de 3% da população sofra com esse mal. Esta é caracterizada, como se sabe, por uma oscilação entre a euforia e a depressão, ficando a pessoa, em ambos os casos, distante da realidade. Às vezes, até mesmo em momentos de euforia a pessoa, erroneamente, se vê em momentos de felicidade intensa achando tudo vai de vento em popa quando na realidade não é bem isso que acontece.

Isso acarreta problemas nas mais diversas áreas, tais como, na vida social, na vida familiar, na profissional, etc. A família, por exemplo, sofre intensamente quando quando um de seus componentes sofre desse mal, é inevitável, levando pais, irmãos, filhos e netos a momentos de verdadeira dor!

Segundo um profissional que conheço, não há nada pior do que uma disfunção cognitiva, pois mesmo a pessoa tendo aparentemente tudo, não tem o que realmente importa.

Considera-se que o primeiro passo para o tratamento é a prória consciência. O bom da história é que, quando é tratada desde cedo com sessões de terapia e medicamentação, a cura (se é que se pode falar assim) é bastante provável.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Um pouquinho de poesia


Lindo texto extraído da Internet:

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta."

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Fazenda dos Galpões

Exitem coisas que quase desaparecem da lembrança. Ás vezes ficamos na mesmice de pensamentos e que só uma mudança de ares pode reavivar a memória. Neste carnaval não foi diferente. Embora tenha ido a mesma praia de sempre, consegui relaxar 100%.

Vivemos em relação ao tempo em 3 dimensões: passado, presente e futuro. Ou pensamos no passado, ou vivemos o presente ou projetamos o futuro. Quando temos o domínio de nos postarmos em qualquer destas três dimensões é um grande sinal de equilíbrio.

Pois bem. A palavra da vez de hoje aqui neste blog é PASSADO. Mas não de forma genérica. Vou falar da chamada Fazenda dos Galpões! Este sítio de aproximadamente 300ha em Camaquã que serviu de palco para grandes diversões minhas de infância.
Foi lá que pesquei inúmeras vezes com meus pais e meus primos. Atirei com a 12 do meu falecido avô em pratos arremessados na máquina de tira-pratos. Era lá que saia para passear de cavalo com meus amigos. Era lá onde fazíamos campeonato de ping-pong, Fla-Flu e Sinuca com direito a medalhas de 1°, 2°, e 3° lugar. Contos de assombração, piadas... Carpeteadas. Expedições em matagais. Montain bikes...
Era um menino. As coisas pareciam que não iam passar nunca. Mas passaram. E continuam passando.
De lá, resta hoje muito pouco: Açudes secos, árvores desmatadas, poucos gados e cavalos. Isso fisicamente, é claro. Pois mentalmente ficam grandes momentos e isso ninguém me tira!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Jason Mraz



Surge então um grande ícone da música pop internacional: Jason Mraz. Com seu jeito tranquilo, suas canções ganham as paradas internacionais sem aquele ímpeto comercial. Algo raro hoje em dia.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sir Sherlock Holmes

Baker Street, 221B London UK
Sherlock Holmes & Dr. Watson, a dupla londrina do Sir Arthur Conan Doyle mostrou mais uma vez a sua força no filme que está em cartaz nos cinemas mundiais. Misturando aventura com cenas de humor, o filme é no mínimo bom. Lembrou-me muito as aventuras de Robert Langdon em O Código da Vinci. Talvez por cenas de puro raciocínio lógico, mas principalmente pelas tramas de perseguição mescladas com boas doses de............

Recomendo!

sábado, 16 de janeiro de 2010

O Haiti não é aqui



Barbaridade!!!!! 2° tremor em menos de uma semana!! O que é isso? O destino está sendo muito cruel com os haitianos, afinal, não é possível... Quando vi na ZH que a estimativa era de 50.000 vítimas logo vi um Beira-Rio ou um Olímpico lotado.


Ainda ontem fui num aniversário onde tive a satisfação de conhecer um casal do qual o namorado foi voluntário no Timor Leste. De um simples batepapo criou-se uma grande conversação onde quase todos na mesa se acharam envolvidos.


Vamos ficar na torcida para que esses dois pequenos países possam se reestruturar.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Olhos para o Futuro - O Brasil do Amanhã



O Brasil, parte integrante do BRIC, passou a chamar a atenção do exterior há alguns anos. A bem da verdade, há poucos anos. Exitem algumas, poucas e boas, façanhas do nosso operário pernambucano que não podemos ficar a cegos, vamos a elas: Conseguiu zerar a dívida externa, fato inédito nos nossos 510 anos de vida; trouxe a Copa do Mundo de Futebol (60 anos depois) e os Jogos Olímpicos (1a vez na América do Sul); redistribuiu um pouco mais a renda entre os habitantes; está diminuindo o nível de pobreza extremo (se continuar assim erradicar-lo-á por completo até 2016); enquanto a economia mundial caminhava para a recessão, fez o Brasil crescer; nunca houve tantos concursos públicos, ...................................

Portanto, Fale do Lula, mas Pense Antes de Falar

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

anos 80, anos 90, coisas que não se ouvem mais...

Sendo nascido na década de 70, boa parte da minha vida, assim entendida as minhas raízes e personalidade, teve como marco os anos 80 e 90. Sim, sou da geração X. Peguei a transição das bricadeiras de rua (biboque, peteca, futebol, pescaria,...) para o enclausuramento doméstico.

Lembrando bricadeiras pueris vividas, trago aqui algumas frases soltas, gírias e piadas do meu tempo, coisas que não se falam mais com tanta frequência:

- Conhece o filme O Incêndio na Caixa d´água? e A Volta dos que Não Foram?
- Dâãããããããããããããã (quando alguém fala uma besteira)
- Vou vazar daqui
- Tá ligado?
- O que o sapo disse para o Bob Marley? R. Reagge
- Vamos dar o banho? R. Só se for no pelo!
- Os coroas estão na baia, pois é hora do rango, tou com uma larica...!
- Quando os estudos começam a atrapalhar o iatismo, larga os estudos :)
- Que cara magal, acho até que é nerds, pode ser sequelado também
- Vou largar para Santa no feriadão
- Trifuri
- Isso é "do surf"
- E no Beira-Rio,o coro: "Recordar é viver, o colorado acabou com você"

Alguém tem alguma outra?